Friday, March 23, 2007

Peixe-palhaço

Ordem: Perciformes
Família: Pomacentridae
Género: Amphiprion
Espécie: Amphiprion percula

Estado: Localmente comum
Unidade social: Pares
Comprimento: 6-8 cm
Peso: 30-50g
Sexo: Protândrico hermafrodita; desenvolve-se macho, pode tornar-se fêmea
Maturidade sexual: Vários meses
Época de acasalamento: Por volta de Abril e novamente em Outubro
Período de incubação: 40-43 dias
Período de incubação: 6-7 dias
Número de ovos: mais de 100
Intervalo de procriação: Alguns meses
Dieta:
Plâncton, algas, larvas, camarão e alguns peixes
Longevidade: 3 a 5 anos

Estes peixes podem encontrar-se nos leitos marinhos por entre as anémonas-do-mar, nas águas quentes da costa norte de Queensland, no Oceano Pacífico tropical oeste, Oceano Índico e o mar Vermelho.


Thursday, March 22, 2007

Tubarão-azul




Nome científico: Prionace glauca
Ordem: Carchariniformes


Os tubarões-azuis (“Blue Sharks”) estão entre os mais comuns e melhores distribuídos, sendo normalmente vistos no alto-mar, e em certas ocasiões, em águas costeiras. Eles são famosos pela sua capacidade migratória. Há conhecimento de alguns exemplares que nadaram milhares de quilômetros entre dois continentes em apenas alguns meses. Os tubarões-azuis são peixes de pesca esportiva muito popular e alvo de muitos pescadores. Mas a verdadeira ameaça a eles vem dos barcos de pesca comercial, que podem apanhar cerca de 20 milhões de tubarões-azuis por ano, muitas vezes através das redes utilizadas para pescar outras espécies. Grande parte das barbatanas utilizada nas famosas sopas de barbatanas vem desta espécie.


Tamanho Máximo: 3,8 metros
Distribuição: Águas tropicais e temperadas de mundo inteiro, principalmente em mar aberto.
Dieta: Pequenos peixes com espinhas e lulas.
Reprodução: Vivíparos. Entre 20 e 50 crias por ninhada.

Tubarão-tigre




Nome científico: Galeocerdo cuvier
Ordem: Carchariniformes


Muito perigosos, como o próprio nome sugere, os tubarões-tigres são reconhecidos pela sua natureza agressiva e incríveis habilidades predatórias. Chamados assim pela sua pele listrada, os tubarões-tigres são de longe o maior membro da sua família mais próxima. Encontrados com freqüência em águas tropicais de baixa profundidade, os tubarões-tigres se sentem à vontade em estuários lamacentos ou em oceanos temperados, onde caçam tudo o que é comestível ou não; já foram encontrados no estômago de tubarões-tigres garrafas de plástico, placas de carros, pneus, garrafas de vinho e latas vazias. Seus impressionantes dentes afiados são usados com freqüência para arrancar pedaços de presas muito maiores que eles, incluindo carcaças de baleias e de outros animais marinhos; sendo famosos pela sua capacidade de comer criaturas resistentes, como as tartarugas.

O tubarão-tigre só perde para o tubarão-branco no que se refere ao registro de números de ataques a humanos. Seu enorme tamanho, natureza curiosa e hábitos de alimentação incertos o tornam um adversário perigoso, tendo já sido responsável por muitos ataques fatais.

Tamanho Máximo: Mais de 5 metros / 700 kg
Distribuição: Em águas temperadas e tropicais do mundo inteiro, exceto no Mediterrâneo. Encontrado com freqüência em águas profundas no mar aberto.
Dieta: Pequenos moluscos, crustáceos, peixes pequenos e lulas.
Reprodução: Ovovivíparos. As fêmeas têm entre 30 e 50 crias.

Wednesday, March 21, 2007

Tubarão-branco


Nome científico: Carcharadon carcharias
Ordem: Lamniformes

É difícil não superestimar a reputação do enorme e majestoso grande tubarão-branco (“great white shark”). Um dos maiores predadores do oceano, ele é o tubarão mais identificável em todo o mundo, graças à sua coloração única e atraente, seus olhos negros e os seus ferozes dentes e mandíbulas, que vêm enfeitando há décadas as capas das revistas.

O gigante branco é um dos tubarões com maior distribuição, devido em parte à sua capacidade pouco habitual de manter a temperatura do seu corpo mais elevada do que a do ambiente que o rodeia, o que lhe permite sobreviver facilmente mesmo em águas muito frias. Embora seja raramente visto na maioria das águas costeiras, ele costuma ser encontrado por pescadores e mergulhadores. Conhecido pela sua curiosidade – os tubarões-brancos costumam a erguer a cabeça para fora da água – ele gosta de explorar e morder objetos estranhos, tornando-se perigoso para os humanos. Muitos biólogos de tubarões acreditam que os ataques a humanos são resultados desse comportamento exploratório, que pode facilmente tornar-se fatal em virtude dos seus dentes muito afiados e da força das suas mandíbulas. Os tubarões-brancos são responsáveis pelo maior número de ataques fatais a humanos, principalmente a surfistas e mergulhadores.

Os tubarões-brancos estão diminuindo o número de sua população e são atualmente protegidos em várias partes do mundo. Mesmo assim, eles são ainda caçados como troféus. O mercado negro especializado em mandíbulas e dentes destes magníficos animais tem emergido.

Tamanho Máximo: Mínimo 6,1 metros / 1.250kg
Distribuição: Em mares tropicais e temperados do mundo inteiro.
Dieta: Peixe (incluindo outros tubarões), focas, golfinhos, carcaças de baleias, lulas, tartarugas e pássaros marinhos.
Reprodução: Ovovivíparos. Entre 5 a 10 crias por ninhada. Os filhotes de tubarão-branco são conhecidos por comerem uns aos outros, inclusive dentro do próprio útero.